Aliança por Brumadinho vai recuperar autoestima e economia do município

Durante inauguração da Estação Cidadania no município, o ministro Osmar Terra assinou termo que oficializa grupo de cooperação

Brumadinho – A ferida ainda está aberta. É possível senti-la nas ruas, nos estabelecimentos e nas casas de Brumadinho (MG). O rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro, trouxe uma realidade áspera à população. Com o objetivo de reverter o quadro, o Ministério da Cidadania lançou, nesta sexta-feira (14), a Aliança por Brumadinho. Trata-se de um pacote de medidas que visa à reconstrução do município, à recuperação da atividade econômica e ao resgate da autoestima da comunidade, com ações nas áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, meio ambiente e segurança pública.

O ministro Osmar Terra assinou o termo que oficializa o trabalho, na solenidade de inauguração da Estação Cidadania em Brumadinho. A estrutura, que oferece espaço para atividades de cultura, educação, esporte e assistência social, faz parte do conjunto de ações por Brumadinho. Terra frisou que a Aliança é uma demonstração da capacidade da sociedade brasileira de se unir para superar uma tragédia. “Em parceria com o governo de Minas Gerais e a prefeitura, queremos transformar Brumadinho em um piloto de superação, de cidade-modelo em todos os programas do governo federal. Em todas as áreas vai haver um avanço, sempre contando com a parceria da iniciativa privada. Temos um grande projeto para o futuro de Brumadinho”, garantiu.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, também participou da solenidade. Ele destacou o potencial turístico da região para a recuperação da economia local. “Estaremos à disposição, como já estamos, para auxiliar o município”, afirmou. Segundo o prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos, a Aliança articulada pelo Ministério da Cidadania será fundamental para a reconstrução da cidade. “Isso é importantíssimo para nós, porque ainda estamos passando por uma fase financeira muito difícil. Com esses apoios, vamos conseguir recursos valiosos para o município”, pontuou. A expectativa chega à população. Para o psicólogo Rômulo Goulart, de 62 anos, a comunidade só tem a ganhar com o trabalho em conjunto proposto por diversos segmentos. “Um trabalho em rede é bem-vindo. A gente aposta em um resultado favorável, principalmente para os menos favorecidos”, avaliou, durante o evento.

%d blogueiros gostam disto: